domingo, 29 de julho de 2012

TEXTO DO PROJETO


DOMINANDO A CIÊNCIA 2012


COLÉGIO TIRADENTES - ENSINO MÉDIO

                      P R O G R A M A Ç Ã O

EXPOSIÇÃO TEÓRICA

29/08 – Sociologia-Filosofia
             História
             Geografia

30/08Química-Física
            Matemática
            Ed. Física-Biologia

31/08 -   Língua Portuguesa
             Língua Estrangeira
             Arte-Literatura

ATIVIDADES COLETIVAS

17/08 - Concurso de Redação

20/08 - Divulgação do Blog

28 e 05/09 - Debates

15/09 - Festival de Música

15/09 - Encerramento com festival de Música (canção original e tributo ao cantor e compositor alagoano Djavan)

Se o segredo do sucesso é a escola,
 o CPM é o nosso primeiro degrau
para um futuro melhor.

DOMINANDO A CIÊNCIA 2012



Por uma pedagogia de competências.



1ª, 2ª e 3ª - Ensino Médio

1.       descrição:

a.        A classe vai elaborar aulas sobre todas as áreas dos conhecimentos trabalhados na escola;

b.        A classe será dividida por número de disciplina, no sentido de que todas sejam contempladas;

c.        Eles pesquisarão em: livros, internet, material didático trabalhado na escola e anotações de sala de aula;

d.        O conteúdo a ser exposto pelos grupos será indicado pelo professor da disciplina trabalhada, obedecendo rigorosamente os conteúdos do ENEM ;

e.        O conteúdo trabalhado deverá ser utilizado para a compreensão de algum problema atual;

f.         Cada classe deve ter apenas um trabalho por matéria;

g.        A nota obtida por uma equipe contemplará todas as disciplinas dos componentes da mesma equipe;

h.        Os alunos devem escolher livremente as disciplinas que querem trabalhar. Em qualquer caso de impasse, será realizado um sorteio;

i.          O aluno que faltar algum dos dias estabelecidos para culminância do projeto, por quaisquer motivos, ficará sem nota nas disciplinas apresentadas naquele dia;

j.          Toda equipe deve ter obrigatoriamente um professor orientador que deve ser o mesmo da disciplina.



OBSERVAÇÃO: o aluno que resolver não participar o projeto ou faltar durante a exposição dos trabalhos, e justificando legalmente no caso da falta, terá direito a fazer avaliações das disciplinas em que foi prejudicado.



2.       OBJETIVOS



GERAL

·         desenvolver a competência do aluno QUANTO A  apresentAÇÃO DE trabalhoS ciEntíficoS



ESPECÍFICOS

a.        Dominar e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento humano;

b.        Aplicar conceitos para compreender o fato natural ou social;

c.        Construir argumentação consistente;

d.        Defender ponto de vista consistente e contra-argumentar possíveis contestações;

e.        Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola;

f.         Elaborar pesquisa sobre os demais conteúdos;

g.        Exercer cidadania por meio de seus conhecimentos.

h.        Elaborar propostas plausíveis para os problemas estudados.



3.       Temas que podem ser trabalhados:

         Ao abordar o conteúdo (estudado em sala de aula), o aluno deverá relacioná-lo a um destes ou outros temas, sugerindo possíveis soluções.

a.       Código Florestal;

c.        Comportamento jovem nas mídias sociais;

d.       Bullying;


f.         Avanços e obstáculos da nova família brasileira;

g.       O voluntariado e a importância da solidariedade;

h.       A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes;

i.         A sustentabilidade como meio de desenvolvimento;

j.         A busca por respeito às minorias sociais;

k.        Consciência e responsabilidade no trânsito;

l.         A arte e a formação da identidade nacional;

m.      O papel do jovem na sociedade;

n.       As transformações na escrita;

o.       A importância do esporte no fortalecimento da cidadania;

p.       Violência nas Escolas;

q.       Participação Política;

r.         Álcool X Trânsito;

s.        Desarmamento;

t.        A Comissão da Verdade e os crimes dos anos de chumbo.

4.       ORGANIZAÇÃO e cronograma de atividades



Tempo necessário

30 dias para a elaboração - 3 dias para culminância por área

E T A P A S

                                 ESTRUTURA A EXPOSIÇÃO TEÓRICA

a.        Situação-problema;
A apresentação deve partir de uma situação-problema da modernidade.
b.       Argumentos consistentes;
A equipe deve expor seus argumentos, explicando o porquê dessa situação ser um problema.
c.        Fundamentação teórica;
Tudo o que foi dito, defendido ou contestado deve ser fundamentado nos conteúdos estudados em sala de aula durante o ano letivo de 2012, no Colégio Tiradentes.
d.       Soluções plausíveis.
A apresentação do trabalho deve constar de um fechamento plausíveis ao problema apresentado.



Observação: a equipe perderá 01 ponto na média final para cada item que não for realizado.



DEBATES
Dia:
GRUPO
3ª A x 3ºB

GRUPO
2º A x 2º B

GRUPO (primeiros anos)
N x M
Vencedor do debate x P

Observação: será feito um sorteio para decidir quem vai debater
                      por último.
Dia:
1ª Semifinal
Grupo A x Grupo B

Final
Grupo C x Vencedor da 1º Semifinal

OBSERVAÇÃO
Inicialmente, os alunos terão 10 temas para estudar, mas o tema do debate será sorteado na hora.
A turma deve escolher livremente o seu grupo de debate que deverá ser composto por apenas 4 alunos. A turma deve escolher um professor para orientador.



CÁLCULO DA MÉDIA

NOTA 1 (INDIVIDUAL)
NOTA 2 (COLETIVA)


Exposição teórica: 0 a 10 pontos


                       Concurso de Redação  ................0 a 2,5  pontos
 Debate ..................................... 0 a 2,5  pontos
 Blog ......................................... 0 a 2,5  pontos
                      Festival de Música ...................... 0 a 2,5  pontos
TOT ...............................    10 pontos



Média: nota 1 + nota 2 dividido por 2 = nota do trabalho

Observação: Será escolhida uma redação e um blog para representar a turma. A nota será a mesma para todos. Se alguma equipe deixar de fazer o blog, participar do debate, do festival de música, ou mesmo escrever a redação, perderá 1,0 ponto na média final para cada uma das atividades que deixar de participar. Em todos os eventos, a frequência será rigorosamente controlada.



FESTIVAL DE MÚSICA



1. Canção Original

Cada turma deverá compor uma canção (ORIGINAL) enaltecendo o tema, “Violência nas Escolas”. E defendê-la no dia 15 de setembro, próximo, dia da divulgação dos resultados do projeto. Observação: não pode ser paródia.  A música equivalerá uma nota de 0 a 2,0, que será somada e dividida com resultado geral de cada turma.


Ritmos sugeridos:

Axé
Forró/baião
Samba
Hip hop
Ciranda
Frevo
MPB
Rock
Jazz
Bossa-Nova
Reggae
Ciranda
Pagode
Sertanejo
Frevo
Salsa
Merengue
Blues
Coco
Funk



2. Tributo ao cantor e compositor Djavan

    Após as apresentações das canções originais, as turmas deverão cantar e interpretar uma canção do cantor e compositor Milton Nascimento, onde serão avaliados os critérios:

a)       Cenário, adereços e fantasias

b)       Coreografia

c)        Desempenho musical



ORÇAMENTO

1.        DESPESAS PREVISTAS

DISCRIMINAÇÃO
VALORES
Som para o festival de música
550,00
Banner (1,70 m)
100,00
Troféus e medalhas
200,00
Prêmio (despesas)
900,00
Confecção de camisetas (180 camisas a 15 reais)
2.700,00
TOTAL
4.450,00

2.        RECEITA PREVISTA

Venda de 180 camisetas a 25 reais
4.500,00

3.        SOBRA DE CAIXA PREVISTA


                       50,00



RECURSOS


a)        Do CPMAL: pessoal, instalações, serviço de som e equipamento de multimídia.

b)       Dos alunos: financeiros através da aquisição de uma camisa no valor de R$ 25,00 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário