DOMINANDO A CIÊNCIA 2012
COLÉGIO TIRADENTES - ENSINO MÉDIO
P R O G R A M A Ç Ã O
EXPOSIÇÃO TEÓRICA
29/08 – Sociologia-Filosofia
História
Geografia
|
30/08 – Química-Física
Matemática
Ed. Física-Biologia
31/08 - Língua Portuguesa
Língua Estrangeira
Arte-Literatura
ATIVIDADES COLETIVAS
17/08 - Concurso de Redação
20/08 - Divulgação do Blog
28 e 05/09 - Debates
15/09 - Festival de Música
15/09 - Encerramento com festival de Música (canção original e tributo ao cantor e compositor alagoano Djavan)
Se o segredo do sucesso é a escola,
o CPM é o nosso primeiro degrau
para um futuro melhor.
DOMINANDO A CIÊNCIA 2012
Por uma pedagogia de competências.
1ª, 2ª e 3ª - Ensino Médio
1. descrição:
a. A classe vai elaborar aulas sobre todas as áreas dos conhecimentos trabalhados na escola;
b. A classe será dividida por número de disciplina, no sentido de que todas sejam contempladas;
c. Eles pesquisarão em: livros, internet, material didático trabalhado na escola e anotações de sala de aula;
d. O conteúdo a ser exposto pelos grupos será indicado pelo professor da disciplina trabalhada, obedecendo rigorosamente os conteúdos do ENEM ;
e. O conteúdo trabalhado deverá ser utilizado para a compreensão de algum problema atual;
f. Cada classe deve ter apenas um trabalho por matéria;
g. A nota obtida por uma equipe contemplará todas as disciplinas dos componentes da mesma equipe;
h. Os alunos devem escolher livremente as disciplinas que querem trabalhar. Em qualquer caso de impasse, será realizado um sorteio;
i. O aluno que faltar algum dos dias estabelecidos para culminância do projeto, por quaisquer motivos, ficará sem nota nas disciplinas apresentadas naquele dia;
j. Toda equipe deve ter obrigatoriamente um professor orientador que deve ser o mesmo da disciplina.
OBSERVAÇÃO: o aluno que resolver não participar o projeto ou faltar durante a exposição dos trabalhos, e justificando legalmente no caso da falta, terá direito a fazer avaliações das disciplinas em que foi prejudicado.
2. OBJETIVOS
GERAL
· desenvolver a competência do aluno QUANTO A apresentAÇÃO DE trabalhoS ciEntíficoS
ESPECÍFICOS
a. Dominar e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento humano;
b. Aplicar conceitos para compreender o fato natural ou social;
c. Construir argumentação consistente;
d. Defender ponto de vista consistente e contra-argumentar possíveis contestações;
e. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola;
f. Elaborar pesquisa sobre os demais conteúdos;
g. Exercer cidadania por meio de seus conhecimentos.
h. Elaborar propostas plausíveis para os problemas estudados.
3. Temas que podem ser trabalhados:
Ao abordar o conteúdo (estudado em sala de aula), o aluno deverá relacioná-lo a um destes ou outros temas, sugerindo possíveis soluções.
|
c. Comportamento jovem nas mídias sociais;
f. Avanços e obstáculos da nova família brasileira;
g. O voluntariado e a importância da solidariedade;
h. A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes;
i. A sustentabilidade como meio de desenvolvimento;
j. A busca por respeito às minorias sociais;
k. Consciência e responsabilidade no trânsito;
l. A arte e a formação da identidade nacional;
m. O papel do jovem na sociedade;
n. As transformações na escrita;
o. A importância do esporte no fortalecimento da cidadania;
p. Violência nas Escolas;
q. Participação Política;
r. Álcool X Trânsito;
s. Desarmamento;
t. A Comissão da Verdade e os crimes dos anos de chumbo.
4. ORGANIZAÇÃO e cronograma de atividades
Tempo necessário
30 dias para a elaboração - 3 dias para culminância por área
E T A P A S
|
ESTRUTURA A EXPOSIÇÃO TEÓRICA
a. Situação-problema;
|
A apresentação deve partir de uma situação-problema da modernidade.
|
b. Argumentos consistentes;
|
A equipe deve expor seus argumentos, explicando o porquê dessa situação ser um problema.
|
c. Fundamentação teórica;
|
Tudo o que foi dito, defendido ou contestado deve ser fundamentado nos conteúdos estudados em sala de aula durante o ano letivo de 2012, no Colégio Tiradentes.
|
d. Soluções plausíveis.
|
A apresentação do trabalho deve constar de um fechamento plausíveis ao problema apresentado.
|
Observação: a equipe perderá 01 ponto na média final para cada item que não for realizado.
DEBATES
| |||||||||||||
Dia:
|
Dia:
| ||||||||||||
CÁLCULO DA MÉDIA
NOTA 1 (INDIVIDUAL)
|
NOTA 2 (COLETIVA)
|
Exposição teórica: 0 a 10 pontos
|
Concurso de Redação ................0 a 2,5 pontos
Debate ..................................... 0 a 2,5 pontos
Blog ......................................... 0 a 2,5 pontos
Festival de Música ...................... 0 a 2,5 pontos
TOT ............................... 10 pontos
|
Média: nota 1 + nota 2 dividido por 2 = nota do trabalho
|
Observação: Será escolhida uma redação e um blog para representar a turma. A nota será a mesma para todos. Se alguma equipe deixar de fazer o blog, participar do debate, do festival de música, ou mesmo escrever a redação, perderá 1,0 ponto na média final para cada uma das atividades que deixar de participar. Em todos os eventos, a frequência será rigorosamente controlada.
FESTIVAL DE MÚSICA
1. Canção Original
Cada turma deverá compor uma canção (ORIGINAL) enaltecendo o tema, “Violência nas Escolas”. E defendê-la no dia 15 de setembro, próximo, dia da divulgação dos resultados do projeto. Observação: não pode ser paródia. A música equivalerá uma nota de 0 a 2,0, que será somada e dividida com resultado geral de cada turma.
Axé
Forró/baião
Samba
Hip hop
|
Ciranda
Frevo
MPB
Rock |
Jazz
Bossa-Nova Reggae Ciranda |
Pagode
Sertanejo Frevo Salsa |
Merengue
Blues
Coco
Funk
|
2. Tributo ao cantor e compositor Djavan
Após as apresentações das canções originais, as turmas deverão cantar e interpretar uma canção do cantor e compositor Milton Nascimento, onde serão avaliados os critérios:
a) Cenário, adereços e fantasias
b) Coreografia
c) Desempenho musical
ORÇAMENTO
1. DESPESAS PREVISTAS
DISCRIMINAÇÃO
|
VALORES
|
Som para o festival de música
|
550,00
|
Banner (1,70 m)
|
100,00
|
Troféus e medalhas
|
200,00
|
Prêmio (despesas)
|
900,00
|
Confecção de camisetas (180 camisas a 15 reais)
|
2.700,00
|
TOTAL
|
4.450,00
|
2. RECEITA PREVISTA
Venda de 180 camisetas a 25 reais
|
4.500,00
|
3. SOBRA DE CAIXA PREVISTA
50,00
|
RECURSOS
a) Do CPMAL: pessoal, instalações, serviço de som e equipamento de multimídia.
b) Dos alunos: financeiros através da aquisição de uma camisa no valor de R$ 25,00 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário