domingo, 29 de julho de 2012

REGULAMENTO INTERNO


DOMINANDO A CIÊNCIA 2012



REGULAMENTO INTERNO



1.        O QUE DEVE CONTER OBRIGATORIAMENTE NO TRABALHO:

MATERIAL
DETALHES
OBSERVAÇÃO
a.        Banner
Cada equipe deve confeccionar pelo menos um banner de 1 m x 1,5 m para expor o conteúdo.
Se o banner for confeccionado com cartolina pelos alunos, deve seguir os mesmos detalhes do banner padrão aqui estabelecido.

Nenhum cartaz deve ser fixado na parede. Colocar o banner no porta banner.
b.       Maquete
Uma maquete temática de 50 cm x 50 cm ou 1,0 m x 1,0 m para visualizar o raciocínio
Todo trabalho deve ter maquete. Pode ser um esquema visual do conteúdo.
c.        Experiência
Fazer uma demonstração da teoria apresentada.
Consultar o professor da matéria para saber que tipo de experiência pode ser realizada.
d.       Pesquisa de campo
Relacionar o tema com o mundo de hoje através de uma pesquisa de campo, entrevista, etc.
Pode ser uma pesquisa de opinião sobre o que está sendo tratado, ou mais...
e.        Blog
Cada equipe deve fazer um blog temático para expor seu conteúdo.
Deverá está pronto até o dia 20 de setembro. O endereço do blog deverá ser enviado para o email: pcnavegante@hotmail.com
.
f.         Questão do ENEM
Elaborar e expor uma questão (item), modelo ENEM 2012.
Caso a equipe queira usar uma questão já existente, divulgar a fonte.
g.       Redação
Cada equipe deverá enviar um representante para o concurso de redação, seguindo modelo do ENEM 2012.
O tema será divulgado no dia da redação.

Observação: Se a equipe cumprir todas essas metas, apresentar o trabalho e não sofrer nenhum tipo de penalidade, não poderá ficar com uma nota inferior a 6,0.



2. O TEMPO DA APRESENTAÇÃO

Mínimo: 15 minutos

Máximo: 20 minutos



    Penalidades: menos um (1) ponto para cada 2 minutos ultrapassados do tempo máximo e nota zero (0) se o tempo da apresentação for inferior ao tempo mínimo.

     Em caso de algum tipo de teatralização, os integrantes da teatralização devem também participar da apresentação teórica do trabalho;



3. DA ORIENTAÇÃO

A) O trabalho deve ser apresentado para o professor orientador antes de ser exposto para a comunidade escolar.

B) Se, durante o processo de elaboração, o aluno evitar a participação do professor, o professor pode cancelar o trabalho do projeto.

    Observação: nesse caso, os integrantes ficam com nota zero.



4. PROJETO DE PESQUISA

   O trabalho só estará escrito no projeto quando os integrantes apresentarem o projeto de pesquisa do trabalho a ser apresentado.



5. MONTAGEM E DESMONTAGEM DO TRABALHO

a)       Todas as equipes terão o turno da tarde para montar o trabalho, a partir das 13h00min;

b)       O trabalho só poderá ser desmontado a partir das 11h50min, mesmo que toda a comissão julgadora tenha assistido;

c)       Quem desmontar o trabalho antes do horário, terá menos 2 pontos na média final;

d)       O aluno deverá trazer seu material já confeccionado.

e)       Não será permitida a confecção do material na tarde da montagem;

f)        Ao desmontar o trabalho, cada equipe deverá providenciar a retirada de seu lixo;



6. AVALIAÇÃO

A.       Cada trabalho terá no mínimo dois professores avaliadores, e no máximo três, sendo que a equipe não terá acesso à nota de cada professor. O aluno só terá acesso à média final. Analisada juntamente com o projeto de pesquisa e o relatório apresentado.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEÓRICA

CRITÉRIO
SITUAÇÃO
NOTA MÁXIMA
a.        Fundamentação teórica.

Compreender a proposta do trabalho e aplicar conceitos da área de conhecimento.

2,0
b.        Clareza e pertinência dos objetivos.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

2,0
c.        A solução.
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

2,0
d.        Criatividade.

Utilizar recursos variados do saber humano: artísticos, gráficos, design, etc.

2,0
e.        Nível do material da pesquisa
Selecionar material rico e variado, pesquisado em bibliotecas, internet, pesquisa de campo, etc.

2,0

TOTAL
Soma da pontuação conquistada.

10,0



7. CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA REDAÇÃO


SITUAÇÃO
PONTUAÇÃO MÁXIMA
a.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
2,0

b.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

2,0
c.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
2,0
d.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
2,0

f.
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
2,0

TOTAL
10,0



8. FICHAS DE AVALIAÇÃO

     No final do dia do expediente, todos os professores deverão devolver as fichas de avaliação à direção.



9. CHAMADAS

     Todos os dias, os alunos entram em forma no início e no término do turno matutino para as devidas chamadas.

     1ª Chamada: 07h10min

      2ª Chamada: 12h00min



10. DAS PENALIDADES

a)       O aluno que cometer qualquer tipo de indisciplina, como danificar o trabalho do colega, ser desrespeitoso com o professor ou com seus pares, etc., será penalizado pela comissão do projeto, podendo perder pontos ou até mesmo ser expulso do projeto. Caso seja expulso, sua nota será zero (0);

b)       O aluno que faltar em uma das chamadas ficará sem a nota das disciplinas do dia em que a falta foi detectada;

c)        Durante a exposição, deve estar à disposição da comissão organizadora uma cópia do projeto de pesquisa elaborado pela equipe. Caso essa regra não seja cumprida, o avaliador não ouvirá a equipe;

d)       O aluno que faltar em algum dos dias estabelecidos para culminância do projeto, por quaisquer motivos, ficará sem nota nas disciplinas apresentadas naquele dia;

e)       Se durante o processo de elaboração, o aluno evitar a participação do professor, o professor pode cancelar o trabalho do projeto;

f)         Se desrespeitar, através de conversas, brincadeiras, vaias, palavrões ou barulhos de qualquer espécie, as equipes concorrentes durante a realização e/ou apresentação das tarefas será penalizado em 0,5 na média final;

g)       Danificar e/ou sujar qualquer material ou dependência da escola;

h)       Apresentar desavenças e falta de respeito entre os membros da Equipe;

i)         O trabalho será também desclassificado se:

I.         Na elaboração das letras de canções ou durante a apresentação dos trabalhos aparecerem mensagens que não sejam positivas e que façam apologia a qualquer tipo de droga ou estimulem a violência;

II.         Através de seus atos demonstrarem o propósito de causar tumulto, vexame ou comprometer a Filosofia da Instituição e as Normas da mesma. Bem como, em casos de uso indevido e não autorizado do nome do Colégio em qualquer tipo de atividade dentro ou fora do Colégio sem que haja o conhecimento da Direção.  Neste caso, a Coordenação do projeto, juntamente com a Direção do Colégio, poderão tomar as medidas que julgarem necessárias com os alunos que apresentarem comportamentos contrários aos previstos no Regulamento;

III.      Se algum componente da equipe fizer uso de álcool, fumo e/ou qualquer tipo de droga, nas dependências do Colégio ou fora dele, durante a realização da gincana, responderá, junto aos seus responsáveis, pelos itens que deixou de cumprir conforme o Regimento Escolar;

IV.      É estritamente proibido o uso de qualquer material explosivo, bombinhas, sinalizadores ou fumaça.



Se o segredo do sucesso é a escola,
 o CPM é o nosso primeiro degrau
para um futuro melhor.

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